quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra e da Bandeira


No dia 20 de novembro é comemorado o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Esta data foi escolhida porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Zumbi lutou até a morte pela cultura e pela liberdade do seu povo.
Para refletir a respeito da contribuição dos negros para a formação da cultura brasileira, a escola organizou atividades com todas as turmas.
Na 1ª aula do dia, todos os alunos da escola leram a respeito da cultura africana, utilizando o livro “Civilização Brasileira – Cultura Afro”.
As turmas das 3ª séries do Ensino Médio, embasados no capítulo 3 do referido livro, fizeram apresentações artísticas, por meio de teatro, rap e poema.
Vídeos e slides sobre preconceito racial, personalidades negras no Brasil e no mundo foram visualizados e discutidos pelos presentes.
O momento serviu também para homenagear o símbolo máximo da Pátria: A bandeira Nacional, cujo dia é comemorado em 19 de novembro.
Dentro da sala de aula, os professores continuaram o trabalho com a temática, de acordo com sua disciplina.
Na 26ª Gerência de Educação, em Canoinhas, estão expostas obras (quadros) produzidas pelos de alunos nas aulas de Arte, sob orientação da professora Estela, com figuras do povo africano. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário